Surrealismo, poesia e visualidade: Pelo universo das contra-imagens
DOI:
https://doi.org/10.53943/ELCV.0223_57-64Palavras-chave:
Poesia, visualidade, interartes, SurrealismoResumo
Tendo como ponto de partida a obra de dois precursores da revolução surrealista em Portugal nos anos 40 e 50, enveredar-se-á neste ensaio por um comentário metacrítico em torno do debate sobre experimentações literárias e artísticas que rompem com modelos caducos, anulam a dissipação da distância entre lírica, narrativa e plasticidade por meio de combinação medial, e instabilizam a dinâmica tradicional de receção estética. A problematização do diálogo entre poesia e narrativa visual permite executar uma leitura de obras híbridas à luz de teorias oriundas do campo dos Estudos Literários e da Intermedialidade, aqui aplicada diretamente nas produções de Mário Cesariny (1923-2006) e Mário-Henrique Leiria (1923-1980), cujos centenários são celebrados em 2023.
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